<

OAB-PB cria Comissão de Propriedade Intelectual e nomeia Ingredhy Dantas da ITCG para presidência 

A Paraíba está vivendo um marco para a proteção e garantia dos direitos da propriedade intelectual. Foi criada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) secção Paraíba a nova “Comissão da Propriedade Intelectual”. A advogada Ingredhy Eduarda Dantas Barros foi nomeada como a presidente desta comissão. Ingredhy também é a coordenadora da ITCG, nossa incubadora tecnológica da Fundação PaqTcPB.

 

A informação foi confirmada através da portaria Nº 183/2022/SC para designar e nomear a diretoria da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PB. Além de Ingredhy, também foi nomeado o advogado Cláudio Montevérdi de Macêdo Alves, como vice-presidente da comissão. Esta portaria vigorará até o dia 31 de dezembro de 2022.

De acordo com a presidente nomeada, Ingredhy Dantas, a comissão é um marco para o processo de inovação na Paraíba e vem para ajudar a criar elos entre a Paraíba e os outros estados brasileiros, além de estreitar laços na tríplice hélice da inovação (governo, empresas e academia).

“O direito foi criado e existe exclusivamente em prol da harmonia da sociedade e da regularização de todos os atos que acontecem e que vão ocorrer. A Paraíba tem se mantido no ranking de depósito de patentes e temos uma seccional do INPI em Campina Grande. Nada mais justo que ter uma comissão para unir, gerar propostas, eventos e iniciativas na área de propriedade intelectual”, disse a presidente.

A diretoria executiva da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba parabeniza e louva a nomeação de Ingredhy Dantas, destacando o reforço que a comissão dará para que a Paraíba continue em destaque na área de inovação e tecnologia.

“Nossa diretoria vê com grande importância a criação dessa comissão, porque a Paraíba vem sendo destaque em propriedade intelectual, pois nosso estado está no pódio nacional. Temos na Fundação PaqTcPB uma unidade local do INPI que tem um trabalho importante sobre a valorização da propriedade intelectual, sendo uma ferramenta para a transferência de tecnologia, geração de PIB e desenvolvimento econômico para nosso estado”, disse a diretora executiva da Fundação PaqTcPB, professora Nadja Oliveira.

A diretoria da Fundação PaqTcPB também destacou outras ações como a criação da plataforma “Vitrine de PI” que em sua primeira etapa foi feita em parceria com o INPI e já caminha para a segunda fase, em parceria como o Ministério da Economia. Nadja Oliveira também destacou o trabalho junto aos NIT’s das universidades, além do PROFINIT (pós-graduação em propriedade intelectual) realizada em parceria com o IFPB.