O projeto da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa de Campina Grande - Metro-CG - se insere no contexto do Projeto RedeCOMEP do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
A priori instituições de pesquisa e educação superior, mas com possibilidade de admissão de outras organizações governamentais, não governamentais, públicas e privadas, que tenham interesse em integrar uma rede metropolitana de alta velocidade, dentro dos padrões dos projetos RedeCOMEP e Metro-CG.
Informe-se mais sobre as iniciativas RedeCOMEP/“O que é” e Metro-CG/ “O que é” para ver o que sua organização tem a ganhar participando do projeto.
Obtenha o documento “Memorando de Entendimento” para apreciação da assessoria jurídica de sua organização. A assinatura desse documento basicamente define que sua organização tem interesse e compromisso em “planejar, instalar e manter um serviço de rede avançada em área metropolitana, restrito, não-comercial, de provimento de conectividade óptica, que permita o uso avançado da tecnologia da informação e de comunicação” em parceria com as outras organizações participantes do projeto e que concorda com os termos gerais que regulam as fases iniciais do projeto (estabelecimento de parcerias, formação de consórcio, formação de comitê gestor, formação de comitê técnico, etc.).
Se sua organização é pública (municipal ou estadual), antes da adesão (com assinatura do “Memorando de Entendimento”) se faz necessária a autorização/concordância do chefe do executivo (prefeito ou governador) através da assinatura do documento “Protocolo de Intenções” apropriado com o MCT.
A regulamentação final para a operação do consórcio (personalidade jurídica, convenção social / estatuto / regimento, gestão administrativa, financeira, operacional, etc.) deverá ser definida posteriormente pelos próprios consorciados.
Todos os documentos podem ser obtidos a partir dos links dados na sessão Documentos logo abaixo.
A RNP foi criada em 1989 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infra-estrutura de rede Internet nacional para a comunidade acadêmica. A rede começou a ser montada em 1991. Em 1994, já atingia todas as regiões do país. Entre 2000 e 2001, num esforço de renovação, a rede foi totalmente atualizada para oferecer suporte a aplicações avançadas. Desde então, a rede Ipê, como é chamada hoje, possui pontos de presença em todos os estados brasileiros.
Na Paraíba, o Ponto de Presença (PoP) da RNP fica em Campina Grande, na Universidade Federal de Campina Grande.