Aconteceu nesta quinta-feira (10) em Campina Grande, na Paraíba, a Cerimônia de Assinatura do Contrato entre a Fundação PaqTc-PB (Fundação Parque Tecnológico da Paraíba) e o Instituto 54 da CETC para a construção do Radiotelescópio BINGO.
O Projeto BINGO possibilita a construção do maior radiotelescópio da América do Sul no Sertão da Paraíba, mais precisamente no município de Aguiar, com o propósito de estudar principalmente como o nosso Universo se expande, obtendo-se mais informações sobre algumas das grandes questões científicas deste século XXI: O que é energia escura? O que é matéria escura?
Este ambicioso projeto é parte da maior colaboração científica internacional liderada por pesquisadores brasileiros e que, além da Fundação PaqTcPB, conta com apoio principalmente da FAPESP-SP (Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo), Governo do Estado da Paraíba, MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), FAPESQ-PB (Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba) e a Universidade de Yangzhou, na China.
A diretora técnica da Fundação PaqTcPB, destacou a importância das parcerias firmadas para que o Bingo se torne uma realidade no Sertão da Paraíba. “Hoje temos que falar da alegria que nós como professores e pesquisadores sentimos em fazer pesquisa, ciência e tecnologia para gerar impacto social, trazer desenvolvimento econômico e social para o nosso país. Temos a certeza que o Bingo nos trará muitos benefícios não só do ponto de vista tecnológico, como também no desenvolvimento econômico, educacional e social”, disse ela.
No Brasil, o projeto é liderado e realizado pela UFCG, USP e INPE, além de contar com pesquisadores em várias outras universidades. Há cerca de 100 pesquisadores no mundo inteiro, principalmente na China, na Universidade de Yang Zhou e na Shanghai Jiao Tong University, e também na Inglaterra, na França, na Alemanha, nos EUA, na Espanha, na Itália e em outros países.
Recentemente, o projeto BINGO foi capa da A&A, Astronomy and Astrophysics, uma das principais revistas de astronomia do mundo inteiro. Nesta mesma edição, a colaboração BINGO conseguiu publicar 7 (sete) artigos, um feito impressionante para qualquer colaboração científica do mundo, que em seu conjunto motivam, explicam e descrevem o que será o radiotelescópio BINGO e sua pesquisa científica e tecnológica.