<

Paraíba assume 1º lugar do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados com destaque em Inovação

Paraíba está em 1º lugar no Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados – 2022. Os dados foram divulgados esta semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No ranking nacional, a Paraíba ficou em 12ª lugar (colocação geral).

CLIQUE AQUI PARA VER O REALTÓRIO DO RANKING 2022

A Inovação foi um dos maiores destaques entre os itens analisados neste Ranking. No Brasil, a Paraíba é 5º lugar em Inovação e no Nordeste é a 1ª colocada. Comparando os dados entre 2021 e 2022, a Paraíba subiu 7 posições no item inovação no ranking nacional.

A diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Oliveira, ressaltou o avanço na Paraíba no ranking, destacando o desempenho no item Inovação. Em um ano a Paraíba subiu de 10º lugar para 5º lugar do Brasil.

“Em inovação no Nordeste ficamos em 1º lugar e temos certeza que o trabalho do nosso Ecossistema de Inovação tem papel fundamental nesse processo a tríplice hélice convergindo para alavancar a Paraíba. Que continuemos assim olhando na mesma direção e numa orquestra afinada e trabalho colaborativo a várias mãos”, disse Nadja Oliveira.

A diretora também destacou o papel das incubadoras tecnológicas como a ITCG e IACOC, o desempenho das universidades e institutos de ensino. A Paraíba também é líder no mais recente ranking de registros de patentes do INPI.

NORDESTE:

No Nordeste a Paraíba também é 1º lugar nos pilares Infraestrutura e Segurança. O estado também se destacou nas seguintes posições: 2º lugar em sustentabilidade social, 4º lugar em solidez fiscal, 5º lugar em eficiência da máquina pública e em sustentabilidade social e 6º lugar em educação.

Ainda no Nordeste, outro destaque foi o primeiro lugar da Paraíba no ranking de estados nas camadas ESG (governança, ambiental e sustentável) e de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU). Em relação aos indicadores, a Paraíba é vice-líder no indicador de recuperação de áreas degradadas e 3º colocado em custo de combustíveis, qualidade da energia elétrica e pesquisa científica.

SOBRE O CLP – O Ranking da Competitividade dos Estados apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, agrupados em 10 pilares. É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social).