Nesta primeira semana do mês de julho as equipes técnicas das startups que estão incubadas na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, através da Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), participaram de um Workshop de imersão. A capacitação vem para acelerar ainda mais o processo de desenvolvimento das empresas.
“A através de um software especializado nós conseguimos identificar todas as dores de nossas startups. Assim, fomos em busca dos nossos melhores consultores e especialistas do mercado para saná-las. Depois dessa experiência, temos a certeza do amadurecimento de cada negócio incubado aqui”, explicou Ingredhy Dantas, coordenadora da ITCG.
O Workshop foi ministrado na startup Capacitech, que também está incubada em nossa Fundação, e que deu toda a estrutura para uma formação qualificada e com equipamentos que facilitam o processo de aprendizagem de forma didática.
A semana começou com Krishna Aum Farias, coordenador de projetos do Sebrae e gerente de marketing. “Procurei trazer elementos fundamentais como acesso a inovação, desenvolvimento tecnológico e de interação entre os diversos atores. E sobretudo uma questão de mensuração de resultados”, disse ele.
Tivemos também o professor da UFCG, Igor Almeida, que destacou a necessidade de que as startups foquem no mercado, além da inovação. “A grande sacada de nossa conversa foi fazer com que as startups entenderam que elas precisam se apaixonar menos pelo encanto da ideia que estão criando e pensarem de fato em como validar esse produto criado no mercado, entendendo suas reais demandas”, explicou ele.
Nesse time de consultores também tivemos Carolina Candeia, mentora de startups, que fez questão de conhecer todas as incubadas presencialmente, destacando a importância do trabalho da ITCG. “Incubadas aqui, as startups estão em um ninho, mas elas precisam nascer para o mercado”, explicou Carolina.
Não adianta ter ótimas e originais ideias, mas não protegê-las. Por isso nosso Workshop também falou sobre propriedade intelectual com Armando Mendes, chefe da sessão Paraíba do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e Eduardo Benfica, chefe da sessão Pernambuco do INPI. Eles falaram também sobre as patentes e proteção de marcas.
Por fim, a supersemana de capacitação contou com Eduardo Costa, especialista em finanças. “Nosso bate papo foi para sensibilizar as startups a respeito da importância da gestão financeira para o negócio, pensando no futuro, projeções, em escalar o negócio e garantir a sobrevivência dele”, disse Eduardo.
A diretoria da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba parabeniza todos que somaram forças para essa supercapacitação.