A Paraíba está liderando Ranking de Competitividade dos Estados na região Nordeste. O relatório divulgado essa semana é desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e leva em consideração aspectos como Segurança Pública, Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental, Inovação, Infraestrutura, entre outros pilares. No ranking geral em todo o país a Paraíba está em 12º lugar.
Na categoria de inovação, a Paraíba se consolida no Top 5 dos melhores estados do Norte e Nordeste. Em relação aos indicadores individuais que compõem a categoria de Inovação, a Paraíba também se destaca ocupando o ranking com Informação e Comunicação em 2º lugar; Investimentos Públicos, Pesquisa Científica e Bolsa de Mestrado e Doutorado em 3º lugar; Patentes em 4º lugar; e Empresas de Alto Crescimento em 6º lugar.
Ainda na região Nordeste, entre os indicadores, a Paraíba se destaca como 1º em segurança pública e infraestrutura; e 2º lugar em solidez fiscal e sustentabilidade.
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta já conhecida e de grande relevância, que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão dos seus Estados.
Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade. É a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.
Os 99 indicadores adotados e avaliados no Ranking de Competitividade dos Estados foram utilizados como forma de mensuração de dois conjuntos de avaliação em sustentabilidade bem conhecidos e validadas no mercado: os critérios ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).