<

Fundação PaqTcPB firma acordo de parceria Parque Tecnológico de Viçosa da UFV

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da sua unidade Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) formalizaram um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. A assinatura do acordo foi representada pelo diretor-geral da Fundação PaqTcPB, Prof. Dr. José Nilton Silva, e o Reitor da UFV, professor Demetrius David da Silva.

 

Nesta segunda-feira (27) em uma reunião remoto, as duas instituições celebraram o acordo ainda com a participação do diretor adjunto da Fundação PaqTcPB, Aldre Barros; e a diretora técnica da Fundação PaqTcPB, Nadja Oliveira; Rejane Nascentes, Vice-reitora da UFV e Presidente do Conselho de Administração do CenTev; driana Ferreira, Diretora Executiva do CenTev; Jucélia Maia - Coordenadora do tecnoPARQ - Parque Tecnológico de Viçosa; Luciana Soares, Agente de Inovação do Programa de Interação Universidade-empresa; Francylara Miranda, Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (tecnoPARQ) e Camilla Costa, coordenadora da incubadora ITCG/PAQTCPB.

O acordo é de grande relevância, considerando que o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), necessita propiciar condições para a realização das atividades de pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação aos seus estudantes de graduação e pós-graduação, que possibilitem coordenar ações de participação do tecnoPARQ/UFV no processo de desenvolvimento tecnológico, por meio de geração de produtos e, ou, processos.

Também foi levado em consideração que o tecnoPARQ/UFV precisa estabelecer convivência entre a UFV e o setor produtivo de modo a possibilitar o uso de equipamentos, a participação de seus pesquisadores, dos seus grupos de trabalho ou de seus departamentos, no esforço de criação de empresas de alta tecnologia.

O acordo também possibilita fomentar a interação entre a produção acadêmica e a geração de conhecimento através de trocas entre os atores da inovação e tecnologia (laboratórios, universidades, grandes atores da indústria tecnológica, startups inovadoras, dentre outras acordadas entre as partes), objetivando ações de parceria para fins econômicos e tecnológicos, disponibilizando os seus programas e oportunidades para a criação e o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica.

Essa parceria fortalece a transferência de conhecimento, serviços e tecnologias entre as Partes e suas empresas e projetos vinculados, incentivando a expansão nacional e internacional, por meio de atividades de promoção à criação e ao desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica, como startups e spin-offs acadêmicas.