<

UEPB recebe alunos da Argentina para intercâmbio através de parceria com Fundação PaqTcPB

Quatro pesquisadores argentinos estão desenvolvendo no período de intercâmbio em laboratórios da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Belén Pistonesi, Julián Gutierrez, Mariano Trillini e Yanina Aguilera estão cursando doutorado nas áreas de Química, Eletrônica, Ciências Ambientais e também Química, respectivamente, na Universidad Nacional del Sur, na cidade de Bahia Blanca, Argentina.

Os alunos chegaram ao Brasil desde 19 de outubro e passarão dois meses em estágio de pesquisa na UEPB, graças a um convênio entre a Instituição, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e a universidade argentina. Este é um acordo bilateral e a UEPB também já enviou pesquisadores para intercâmbio na Argentina.

Todos estão no mesmo grupo de pesquisa em sua universidade de origem, são bolsistas e, na UEPB, receberam apoio com alimentação e moradia. No início do ano, Julián já tinha vindo ao estado também para um estágio de dois meses, em João Pessoa, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas é a primeira vez de todos em Campina Grande e a primeira vez de Mariano e Yarina no Brasil.

Como o tempo do intercâmbio é curto, eles já se organizaram previamente para o que iam desenvolver na UEPB. Yanina veio interessada especialmente na parte de quimiometria e saber mais sobre a área, já que é algo que ela não trabalha em sua instituição.

Na Argentina, Mariano trabalha com parâmetros de qualidade de água de um rio e trouxe consigo amostras para fazer algumas análises comparativas aqui. Julián Gutierrez disse que está seguindo seu plano de trabalho da Argentina, tendo mais contato com o que é desenvolvido no Parque Tecnológico, que junta trabalhos de Química e Eletrônica.

O professor Germano Veras, coordenador do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) e do grupo de pesquisa e laboratório, Laboratório de Química Analítica e Quimiometria é o anfitrião deste grupo de doutorandos na UEPB. O convênio foi formalizado com a Universidad Nacional del Sur em 2016 e nele constam as diversas atividades que podem ser feitas em conjunto, como envio de alunos, de professores, compartilhamento de pesquisas e orientações.