A interveniência é o instrumento jurídico que permite à Fundação PaqTcPB atuar como entidade de apoio técnico-administrativo na execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação financiados por recursos públicos ou privados.
A interveniência é exigida quando a instituição de ensino ou pesquisa necessita de suporte para gestão de contratos, recebimento de recursos, aquisição de insumos ou contratação de pessoal e serviços vinculados a um projeto específico.
A Fundação PaqTcPB tem como uma de suas atribuições, o fomento ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, sendo uma de suas funções dar suporte administrativo e finalístico aos projetos institucionais.
Com um leque extenso de atuação, a instituição age como apoio técnico-administrativo a universidades, como agência de fomento à pesquisa, como interveniente na captação de convênios e como prestadora de serviços especializados. Entretanto, tem funções também específicas, sua expertise é estimular e acompanhar os projetos, sendo especialista na resolução de questões burocráticas.