Fundação PaqTcPB apresenta novo aplicativo de gestão de COVID-19 pra UFCG

15 de setembro de 2021

Rede social Conecta UFCG cria relatórios automáticos de vacinação e facilita o contato virtual entre toda a comunidade acadêmica

A Fundação do Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPb) apresentou nesta terça-feira (14) uma nova plataforma que vai ajudar a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na gestão da COVID-19 para a volta as atividades presenciais. A ferramenta “Conecta UFCG” trará um maior controle de como alunos e servidores estão voltando às atividades e as medidas que estão sendo tomadas de controle da pandemia.

O Conecta UFCG funciona como uma rede social interna da instituição que poderá ser acessada por todos que fazem parte da comunidade acadêmica. Nesse primeiro momento o foco é o planejamento da volta às aulas presenciais, mas, o objetivo é tornar a rede social uma ferramenta permanente para facilitar toda a comunicação interna da instituição. O aplicativo funciona também em dispositivos móveis.

Na volta as aulas presenciais o aplicativo vai, por exemplo, ter o controle de saber quais alunos, servidores e gestores já foram vacinados com primeira e segunda dose, ou com vacina de dose única. O sistema do aplicativo consegue formar automaticamente relatórios e gráficos sobre a situação de cada centro, curso ou sala de aula, além dos setores administrativos.

A apresentação do novo aplicativo aconteceu na UFCG. Participaram do encontro o diretor geral do PaqTcPB, professor Nilton Silva; a diretora técnica Nadja Oliveira; o diretor adjunto, Aldre Barros; o reitor da UFCG, Antônio Fernandes; o vice-reitor Mário Eduardo, além de servidores da administração da UFCG.
“Vai ser muito importante para que a reitoria, pro-reitorias, centros e unidades passem informações para professores, técnicos e alunos, através dessa rede social, como também o caminho inverso. Por exemplo, os alunos terão maior facilidade de comunicação com a instituição”, explicou do diretor do PaqTcPB, Nilton Silva.

Ferramenta permanente de comunicação

Para a diretora-técnica do PaqTcPB, Nadja Oliveira, o Conecta UFCG vem pra facilitar o diálogo. “O aluno vai ter acesso aos seus professores, vai poder entrar em contato com os coordenadores de curso e saber dos informes da UFCG. Também estamos vendo formas até de melhorar o trabalho da ouvidoria, buscando um caminho de fácil acesso e onde o aluno sinta-se mais confortável em qualquer tipo de contato que necessite fazer com a instituição”, explicou Najda Oliveira.

Aulas virtuais

Na apresentação o professor Nilton Silva explicou que com o aplicativo também pode ser usado no processo de aprendizagem. A próxima etapa é preparar o Conecta UFCG para permitir criar salas de vídeo para aulas remotas. O aplicativo será uma ferramenta completa de comunicação que pode auxiliar o ensino nesse período que exige ainda atividades remotas.

Superando desafios

O reitor da UFCG, Antônio Fernandes, e o vice-reitor Mário Eduardo, destacaram a importância do desenvolvimento desse aplicativo para superar os desafios que surgiram na pandemia e para melhorar a comunicação interna. “A apresentação do aplicativo foi muito importante para que a administração conheça a plataforma antes que ela seja divulgada para toda a comunidade acadêmica. Esse é um desafio em um momento muito importante”, disse o reitor Antônio Fernandes.

Interatividade

O Conecta UFCG desenvolvido pela Fundação do Parque Tecnológico da Paraíba já nasce com ferramentas interativas atuais, semelhantes as que são utilizadas por outros aplicativos de redes sociais populares. Ele permite postagens em “timeline” com textos, fotos, vídeos.

As postagens permitem interações como “curtidas”, comentários e compartilhamento com outros membros da plataforma. Outro avanço na comunicação é o chat que funciona dentro da própria plataforma, que permite um contato direto.