Cidade de Campina Grande é a representante brasileira ao título de cidade criativa da Unesco

28 de junho de 2021

Com apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, a cidade de Campina Grande passa agora para a fase internacional da escolha.

Campina Grande foi escolhida como representante brasileira ao título de cidade criativa da Unesco na categoria Artes Midiáticas, ficando em 1º lugar dentre as cidades candidatas. Para a escolha dessa edição a Unesco estabeleceu limitação de apenas duas candidaturas por país, concorrentes em duas especialidades distintas.

A escolha se deu após uma grande articulação envolvendo os principais atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do nosso munícipio, para construção do projeto/memorial submetido. A Fundação PaqtcPB fica feliz de cumprir sua missão em apoiar e participar da construção de projetos de inovação e que promovam desenvolvimento da nossa cidade e do nosso Estado como esse, onde atuou como grande articuladora de ideias, contribuindo desde os primeiros passos para essa postulação, até aportando financeiramente recursos junto com o Sebrae PB.
A Rede de Cidades Criativas da Unesco tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolverem parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

“Um dos diferenciais competitivos de um município pode ser o título de Cidade Criativa que é uma honraria internacional que atrai visitantes de todos os cantos do mundo interessados em uma experiência em uma das categorias. Certamente teremos fortes candidatos ao título que serão destinos importantes na retomada de nossas atividades”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A próxima etapa agora é a fase internacional e a expectativa é que os atributos e experiências que fazem de Campina Grande merecedora do selo de Cidade Criativa da Unesco sejam aprovados.

Fonte: Ministério do Turismo.