Fundação PaqTcPB realizou workshop com foco no Protocolo de Madri

3 de dezembro de 2019

Evento reuniu políticos, empresários e autoridades acadêmicas

O auditório da Fundação PaqTcPB recebeu na tarde desta segunda-feira, 02, autoridades da academia, convidados locais e políticos durante o Workshop “Propriedade Intelectual: Protocolo de Madri”.

O evento foi realizado pela Fundação PaqTcPB, Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), destacando a importância da propriedade intelectual para a geração de negócios a empresários e empreendedores.

Felipe Melo, Coordenador de Disseminação para Inovação do INPI (Foto: Cassiano Baccarin)

“A Propriedade Intelectual (PI) como Ferramenta para Geração de Negócios” foi o primeiro painel, apresentado por Felipe Augusto Melo de Oliveira, Coordenador-Geral de Disseminação para Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Diretor Regional da OMPI, José Graça Aranha (Foto: Cassiano Baccarin)

O Diretor Regional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), José Graça Aranha, apresentou o painel “Uso Eficaz do Protocolo de Madrid e outros Sistemas Internacionais de PI”.

E o último painel tratou da “Transformação Digital nos Processos de Registro”, apresentado pela Dra. Nadja Oliveira, Diretora Técnica da Fundação PaqTcPB.

Dra. Nadja Oliveira, Diretora Técnica da Fundação PaqTcPB (Foto: Cassiano Baccarin)

O evento contou com as presenças do Deputado Federal Efraim Filho; Pró-reitor de pós-graduação da UFCG, Prof. Benemar Alencar; Beatriz Lima, Gerente de Articulação da CNI na Câmara dos Deputados; Prof. Rangel Jr, reitor da UEPB e Lucas Ribeiro, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande (SCTI-CG), dentre outros.

O instrumento de adesão do Brasil ao Protocolo de Madri foi depositado junto à OMPI. O tratado internacional simplifica e reduz custos para o registro de marcas de empresas brasileiras em outros países.

Iury Sarmento

Por Iury Sarmento
Assessor de Comunicação
Fundação PaqTcPB