Fapesq abre inscrições para apoio a pesquisas entre Brasil e Itália

9 de outubro de 2019

Chamada promove cooperação científica, tecnológica e de inovação

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba-FAPESQ, articulada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), está com inscrições abertas para a Chamada MOBILITY CONFAP ITALY CALL, para submissão de propostas, oferecendo apoio a pesquisadores do Brasil, sediados em instituições brasileiras de ensino superior e pesquisa, dispostos a trabalhar em pesquisa na Itália, em colaboração com pesquisadores locais. A presente convocatória está baseada no Acordo de Cooperação entre o CONFAP e a Universidade de Bolonha, atuando como Secretaria Técnica da rede de universidades italianas.

O objetivo do acordo é facilitar e apoiar uma colaboração eficaz entre as partes para cooperação científica, tecnológica e de inovação, através da mobilidade entre os dois países. A chamada oferece apoio a pesquisadores no Brasil por meio de bolsas de estudos, a alunos de doutorado na modalidade sanduíche (6 meses). O Scholarship Awards oferece uma oportunidade para pesquisadores associados a universidades e institutos de pesquisas no Brasil para desenvolver os pontos fortes e as capacidades de seus grupos de pesquisa, por meio de pesquisas colaborativas e visitas recíprocas aos melhores grupos de pesquisa da Itália.

Poderão concorrer à chamada estudantes de Doutorado, matriculados em programas de pós-graduação nas Instituições de Ensino Superior do estado da Paraíba. Os estudantes de doutorado deverão estar regularmente matriculados e apresentar a anuência de seu respectivo orientador e coordenador de curso, e devem ter defendido sua qualificação em seus Programas de Pós-Graduação. Todos os candidatos devem ter um supervisor associado a uma universidade na Itália e o seu orientador será seu supervisor no Brasil.

Será destinado apoio para o estágio sanduíche nos padrões seguidos pelo CNPq e CAPES e nos limites orçamentários da FAPESQ. As inscrições devem ser enviadas até 21 de outubro de 2019, através do link. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 16 de dezembro de 2019.

Da Ascom da Fapesq

Iury Sarmento

Por Iury Sarmento
Assessor de Comunicação
Fundação PaqTcPB