• novembro 8, 2021

Campina Grande é escolhida como Cidade Criativa Unesco, em Paris

Campina Grande é escolhida como Cidade Criativa Unesco, em Paris

A cidade de Campina Grande conquistou o título mundial de Cidade Criativa da Unesco. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8) pela diretora-geral da organização mundial, Audrey Azoulay, em Paris. O prêmio vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) é um reconhecimento ao compromisso de Campina Grande em colocar a cultura e a criatividade no centro de seu desenvolvimento e em compartilhar o conhecimento.

No Brasil, Campina Grande ficou em primeiro lugar dentre todas as cidades candidatas. Com esse anúncio este ano, Campina Grande e mais 49 cidades de outros países passam a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN). Agora a rede toda conta com 295 cidades, em 90 países, que investem em cultura e criatividade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes da mídia e música – para promover o desenvolvimento urbano sustentável.

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba teve um papel fundamental no processo de seleção entres as cidades que concorreram em todo o mundo. “Abraçamos o projeto desde o início da construção do dossiê que fora submetido à Unesco, fomentamos com recursos financeiros a proposta e com a realizamos em conjunto a produção técnica e intelectual do projeto, além disso participamos ativamente do I Encontro Internacional com as cidades criativas Braga, Guadalajara, e Medelim.

O anúncio do resultado foi publicado no início da manhã, em Paris, e ainda pela manhã a Fundação PaqTcPB recebeu a confirmação por e-mail e promoveu uma entrevista coletiva à imprensa com as instituições do ecossistema de tecnologia e inovação que construíram e participaram do projeto e da submissão da proposta.

“A gente concorreu com cidades do Brasil e do mundo inteiro e conseguimos êxito. Foi um projeto escrito a várias mãos de todo um ecossistema de inovação e tecnologia da nossa cidade. A partir de hoje Campina Grande, além de cidade do Maior São João do Mundo e da inovação e da tecnologia, também é cidade Criativa da Unesco”, disse a diretora técnica da Fundação PaqTcPB, professora doutora Nadja Oliveira.

Cidades criativas recém-designadas, como Bohicon, Doha e Jacarta, unirão forças com as que já são membros, incluindo Brazzaville, Dubai, Cidade do México e Montreal, para desenvolver políticas e soluções urbanas inovadoras que colocam as pessoas e a sustentabilidade no centro do processo de desenvolvimento, ecoando o Urbano Soluções lançadas pela Plataforma das Cidades da Unesco por ocasião do Dia Mundial das Cidades de 2021.

Para que Campina Grande conquistasse esse título, a cidade apresentou um projeto que contou com a assinatura da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e outras instituições e órgãos de Campina Grande como o Sebrae-PB, FIEP, UNIFACISA, Associação Comercial, CDL, Fecomércio, UEPB e UFCG e as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Educação, Cultura e de Ciência e Tecnologia.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *