• outubro 7, 2021

Diretores da Fundação PaqTcPB visitam UFMG para traçar estratégias de gestão na PB

Diretores da Fundação PaqTcPB visitam UFMG para traçar estratégias de gestão na PB

Esta semana uma equipe técnica formada por representantes da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e da Universidade Federal de Campina Grande visitaram a Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG e a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT/UFMG. A visita possibilitou o compartilhamento de boas práticas de gestão e reflexões das ações em andamento para o desenvolvimento do Estado da Paraíba.

Na equipe estavam o Procurador Federal da UFCG, Dr. Carlos Nitão, Prof. Rennan Gusmão, Coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT/UFCG, juntamente com os diretores da Fundação PaqTcPB Prof. Nilton Silva e Prof. Aldre Jorge.

Primeira visita

Na terça-feira (5)  pela manhã,  a visita foi na Procuradoria Federal da UFMG, representada pelos procuradores Dra. Ludmila Costa e o Dr. Henrique de Melo. Neste encontro eles apresentaram as ações promovidas pela UFMG na área jurídica, dando como exemplos os  instrumentos jurídicos para celebração de acordos e parcerias com as empresas privadas e públicas envolvendo propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Segunda visita

No período da tarde, a visita foi ao CTIT/UFMG, acompanhada pelo diretor Prof. Gilberto Medeiros e pela Coordenadora Executiva Juliana Crepalde. Na ocasião foram levantados os principais desafios relacionados à Transferência de Tecnologia. Um dos pontos mais citados estava relacionado à valoração da tecnologia.

“Os temas tratados nas reuniões fortalecerão as ações estratégicas em andamento para o ecossistema de inovação da Paraíba, uma vez que as universidades estão fazendo o seu papel, promovendo a geração de tecnologia, sendo um dos principais indicadores o número de registros de patentes”, explicou o diretor geral da Fundação PaqTcPB, doutor Nilton Silva.

Ainda segundo o professor Nilson Silva,  processo de inovação para ser completo, e ser dito inovação social ou inovação tecnológica, precisa da integração com outros agentes do ecossistema, ficando para as empresas a missão de concluir o processo de inovação. Por esse sentido que é necessário que ocorra uma integração entre governo, academia e empresas.

Processo de inovação

  • 1) Identificação de Problemas;
  • 2) Geração de Ideias (Possíveis soluções para os problemas);
  • 3) Geração/Aplicação do conhecimento (Ciência – conhecimento necessário para tornar prático as ideias);
  • 4) Desenvolvimento Tecnológico (Geração de produto, processos e/ou serviços);
  • 5) Geração de valor na sociedade (valor social e/ou valor econômico), bem estar-social ou nota fiscal, as universidades do estados vem atuando nas etapas 3 e 4 que são: geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *