Diretores da Fundação PaqTcPB visitam UFMG para traçar estratégias de gestão na PB

7 de outubro de 2021

Esta semana uma equipe técnica formada por representantes da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e da Universidade Federal de Campina Grande visitaram a Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG e a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT/UFMG. A visita possibilitou o compartilhamento de boas práticas de gestão e reflexões das ações em andamento para o desenvolvimento do Estado da Paraíba.

Na equipe estavam o Procurador Federal da UFCG, Dr. Carlos Nitão, Prof. Rennan Gusmão, Coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT/UFCG, juntamente com os diretores da Fundação PaqTcPB Prof. Nilton Silva e Prof. Aldre Jorge.

Primeira visita

Na terça-feira (5)  pela manhã,  a visita foi na Procuradoria Federal da UFMG, representada pelos procuradores Dra. Ludmila Costa e o Dr. Henrique de Melo. Neste encontro eles apresentaram as ações promovidas pela UFMG na área jurídica, dando como exemplos os  instrumentos jurídicos para celebração de acordos e parcerias com as empresas privadas e públicas envolvendo propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Segunda visita

No período da tarde, a visita foi ao CTIT/UFMG, acompanhada pelo diretor Prof. Gilberto Medeiros e pela Coordenadora Executiva Juliana Crepalde. Na ocasião foram levantados os principais desafios relacionados à Transferência de Tecnologia. Um dos pontos mais citados estava relacionado à valoração da tecnologia.

“Os temas tratados nas reuniões fortalecerão as ações estratégicas em andamento para o ecossistema de inovação da Paraíba, uma vez que as universidades estão fazendo o seu papel, promovendo a geração de tecnologia, sendo um dos principais indicadores o número de registros de patentes”, explicou o diretor geral da Fundação PaqTcPB, doutor Nilton Silva.

Ainda segundo o professor Nilson Silva,  processo de inovação para ser completo, e ser dito inovação social ou inovação tecnológica, precisa da integração com outros agentes do ecossistema, ficando para as empresas a missão de concluir o processo de inovação. Por esse sentido que é necessário que ocorra uma integração entre governo, academia e empresas.

Processo de inovação

  • 1) Identificação de Problemas;
  • 2) Geração de Ideias (Possíveis soluções para os problemas);
  • 3) Geração/Aplicação do conhecimento (Ciência – conhecimento necessário para tornar prático as ideias);
  • 4) Desenvolvimento Tecnológico (Geração de produto, processos e/ou serviços);
  • 5) Geração de valor na sociedade (valor social e/ou valor econômico), bem estar-social ou nota fiscal, as universidades do estados vem atuando nas etapas 3 e 4 que são: geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico.