• dezembro 3, 2020

Diretoria da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba participa de abertura da BRAFIP INCODAY 2020.

Diretoria da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba participa de abertura da BRAFIP INCODAY 2020.

 A diretoria da Fundação Paqtcpb, participou na última Quarta-feira (02) no auditório da FIEP em Campina Grande – PB, da abertura da BRAFIP INCODAY, evento anual de caráter internacional  promovido pela Brafip (Plataforma Tecnológica Brasileira) que em 2020 escolheu nossa cidade como sede do evento.

               

Durante a noite de abertura foi apresentado a programação do evento e o discurso das autoridades presentes presencialmente e virtualmente. O evento busca através de de seus objetivos principais,  identificar projetos de Inovação colaborativa (conceito open innovation), oriundos de todos os setores da economia, intensivos em TIC, que possam ser implementados por meio de consórcios colaborativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, formados por empresas e ICTs, nacionais e/ou internacionais, além de promover a aproximação de empresas e instituições nacionais e/ou internacionais visando à criação de consórcios de PD&I para execução de projetos colaborativos.

O diretor geral da Fundação parque tecnológico da Paraíba o Prof. Nilton Silva, destacou em sua fala a importância da cidade de Campina Grande no processo de Ciência e tecnologia da nossa região. “Em Campina Grande nós temos um grande polo tecnológico, envolvendo as academias (Universidades), os empresários que investem na geração de novos negócios que fomentam e melhoram e  desenvolvem tecnologia para o próprio ecossistema de Campina Grande. As universidades estão empenhadas em desenvolver tecnologia para várias áreas do conhecimento e nós temos em Campina Grande um grande celeiro de capital intelectual que desenvolve tecnologia. Nossa cidade está no radar do mundo como um grande centro de ciência e tecnologia, e nós estamos passando por um processo de evolução que vai permitir que essas tecnologias se transformem em negócios locais que possam ser fornecedores de produto, processo e serviço no mundo. Algumas coisas já são reais, existem muitos projetos  de tecnologias avançadas na UFCG, UEPB, IFPB, UFPB, a Facisa também desenvolve tecnologias, todas as instituições de ciências e tecnologias estão trabalhando nisso e essa integração do ecossistema de Campina Grande é justamente juntar todos esses atores e promover o processo de evolução e entendimento da inovação”, destacou.

O evento conta com dois dias de programação trazendo discussões relevantes para a ciência e tecnologia no Brasil e no mundo, serão mesas redondas com participações presenciais e virtuais além de apresentar os pitches das ideias selecionadas nas Chamadas de Ideias BRAFIP anuais, com votação das 3 melhores ideias pelos participantes do evento e divulgação dos premiados na mesa de encerramento. 

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba reitera seu papel fundamental no fomento da ciência e tecnologia em nossa região sendo protagonista no desenvolvimento e na geração de renda em nosso município. 

Para acessar o evento acesse: https://www.youtube.com/watch?v=MU4nKT4ridA&ab_channel=BraFIP

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *